Uma casa aconchegante é o sonho de qualquer pessoa, você sabia que com a iluminação certa é possível criar ambientes que proporcionem aconchego e conforto?
Cada ambiente deve ser pensado de maneira a oferecer um certo conforto visual, pois não adianta colocar uma luz amarela na cozinha por ser mais suave, se nesse ambiente necessitamos de uma luz que permita enxergar bem cada objeto utilizado.
Para que você não cometa erros, vamos lhe mostrar como deixar cada ambiente com a iluminação adequada.
Circulação, corredores e escadas
A iluminação para corredores e escadas deve permitir uma boa adaptação visual, ou seja, não deve ser muito diferente da iluminação geral do ambiente.
A iluminação de objetos, fotos e quadros em áreas de circulação favorece a iluminação do ambiente como um todo.
Escadas merecem uma atenção especial e devem ter uma iluminação uniforme para evitar sombras nos degraus, garantindo maior segurança e integrando os ambientes.
Utilize lâmpadas de LED ou fluorescentes compactas.
Sala de estar
Esse é um dos ambientes mais utilizados da casa, portanto, deve ter uma iluminação mais flexível e agradável, pensando sempre nas diversas situações.
O primeiro passo é estabelecer uma iluminação geral, sendo a iluminação direta a mais recomendada, utilizando-se arandelas, lustres, pendentes, colunas ou abajures de cúpula translúcida.
Há também a possibilidade de se utilizar luz indireta por meio de sancas.
O segundo passo é a escolha da iluminação de destaque para quadros, estantes, etc. Para esse caso utilize embutidos direcionáveis.
Próximo à TV utilize luz indireta para evitar o ofuscamento.
Sala de jantar
Nesse ambiente podemos utilizar uma iluminação dirigida para baixo, destacando a mesa de jantar, juntamente com uma iluminação geral.
Lembre-se que esse tipo de iluminação deve ser mantida afastada do rosto das pessoas.
Para esse ambiente orienta-se a utilização de pendentes, o qual deverá ser instalado no mínimo à 70 cm acima do tampo da mesa.
Uma outra opção seria o embutido no forro iluminando o centro da mesa e os planos verticais, ou ainda arandelas com focos de luz tanto para cima quanto para baixo.
Quarto de bebê
Esse ambiente deve ter uma luz mais suave, sendo a luz que fica próximo ao trocador e local de amamentação a mais importante.
É necessário também prever uma luz de segurança, que possa ficar acesa a noite toda sem prejudicar o bebê, um abajur com lâmpada bem suave (leitosa) seria o ideal.
Quarto de criança
Esse ambiente deve possuir uma iluminação geral, uma iluminação de apoio na cabeceira da cama e uma iluminação projetada para realçar nichos/prateleiras com brinquedos e decoração em geral.
Utilize luz noturna e iluminação de segurança que acenda automaticamente quando o ambiente escurece.
Instale um abajur com luz suave para que a criança consiga enxergar caso necessite levantar durante a noite.
Quarto de adolescente
A luz desse ambiente deve ser geral, difusa e uniforme.
Caso haja prateleiras, estantes, quadros, utilize um sistema assimétrico para iluminar área por área.
Quarto de casal
Uma iluminação geral, difusa, uniforme e com controle de ofuscamento contribui com quem tem o hábito de ler à noite.
Iluminar a cabeceira da cama com luminária sobre o criado mudo também é uma alternativa para quem gosta de ler.
Para um ambiente mais romântico utilize a dimmerização, ou seja, instale o dimmer para controlar a intensidade da luz, utilizando lâmpadas incandescentes decorativas ou halógenas.
Para a cabeceira prefira lâmpada leitosa, que traz mais suavidade.
Na iluminação geral utilize plafons, luminárias suspensas ajustáveis, pendentes fixos, de sobrepor ou embutidas. Para um efeito visual mais interessante, instale iluminação embutida nos móveis.
Closet
A luz deve ser geral, difusa e homogênea para facilitar a visualização. Luz no interior do armário é uma boa opção também.
A boa luz é a que permite, em um simples olhar, a identificação da peça de roupa.
Banheiro
O principal cuidado que se deve ter com a iluminação do banheiro é com o espelho, a luz deve ser colocada nas laterais, evitando sombras no rosto. Nunca utilizar lâmpadas focais direcionadas, pois marcam todos os detalhes do rosto.
Lâmpadas tubulares são uma excelente opção como iluminação geral do banheiro.
Escritório/Home Office
Opte por luz intensa e com controle de ofuscamento, agradável e com uma iluminância adequada que não cause desconforto visual.
A mesa de trabalho e a estante exigem boa luz, mas atente-se para não criar reflexo na tela do computador.
Para iluminação geral recomenda-se uma luz direta difusa, ou luminárias com aletas.
Sobre a mesa, uma luz de apoio com luminária para leitura ou abajur.
Utilize uma luz uniforme e vertical em toda extensão da estante.
Cozinha
Utilizar o máximo de luz difusa e o mínimo de luz pontual, evitando reflexo principalmente no piso.
A iluminação geral deve ser colocada no centro do teto, sendo uma luz confortável aos olhos e ao mesmo tempo suficiente para visualização do espaço.
Na pia utilize embutidos ajustáveis localizados em ambos os lados e posicionados ao redor. Nunca instale em cima do centro da pia, pois cria sombras debaixo das mãos.
Aposte em fitas de LED para iluminar prateleiras, armários e bancadas.
Conhecendo um pouco mais sobre o tipo de iluminação para cada ambiente, você poderá escolher com mais tranquilidade a luminária ideal.
Procure a Casa Xoke e receba mais dicas para deixar sua casa linda, bem iluminada e aconchegante.
A Casa Xoke, acompanhando as novas tendências e tecnologias do universo da iluminação, traz até você uma variedade de produtos na linha decorativa, residencial e comercial. Muitas opções em arandelas, lustres de cristais, pendentes, luminárias e spots. Aqui você encontra a linha completa em Led, tecnologia que une design, inovação, economia e baixa manutenção.