Quem acha que a iluminação não é um dos pontos principais para a valorização de um imóvel, está completamente errado.
Ter um bom projeto luminotécnico faz toda diferença na composição dos ambientes, isso porque seu objetivo é iluminar o cômodo de forma funcional e valorizar a estética do mesmo. Ou seja, uma iluminação é capaz de transformar um ambiente simples em algo sofisticado e muito mais personalizado.
Mas como um projeto luminotécnico pode ajudar a valorizar seu imóvel? Para te ajudar, continue essa leitura que vamos te explicar.
Um projeto luminotécnico é elaborado a partir da análise da função dos ambientes, da quantidade de luz necessária para os espaços e do cálculo do nível de iluminação para um conforto visual eficiente.
Na hora de efetuar a distribuição dos pontos de luz nos ambientes, devemos nos atentar para algumas informações que são bem importantes para a hora de determinar o tipo de luz. Como:
• Medida do pé direito do ambiente;
• Cores das paredes e do piso;
• Luminária ideal;
• Função do ambiente;
• Potência das lâmpadas;
É importante ressaltar que cada cômodo há um tipo de temperatura de luz adequada, por exemplo, em escritório o ideal é utilizar luzes com temperatura branca. Enquanto na sala, para causar conforto e descanso, a melhor opção é utilizar luzes amarelas.
Além da temperatura da lâmpada, saber posicionar os pontos de luz de forma correta, ajuda a garantir uma boa iluminação, pois dessa maneira é possível criar cenas e efeitos diferentes, como destacar peças de decoração e pontos específicos da casa.
Após definir todas essas questões, você terá um projeto luminotécnico completo de acordo com as necessidades da sua casa, assim como valorizando cada ambiente.